Crítica | Call of Duty: Black Ops 6 - Campanha é a mais ousada e diversificada da franquia
Para não estragar a experiência dos fãs, a crítica está livre de spoilers de partes fundamentais da história. Um agradecimento especial para a Theogames Agency e Call of Duty Brasil por enviarem o código do game para produção de conteúdo dessa e outras matérias no portal ao longo do ciclo de Black Ops 6. Estamos muito felizes, principalmente eu (Lucas) tanto profissionalmente como fã. Já que Call of Duty é minha franquia favorita nos games, desde 2008 jogo todos os títulos do FPS da Activision.
E Call of Duty: World at War (2008), foi justamente o COD que iniciou a jornada da Treyarch como desenvolvedora nesse universo. Retornando ao tema central da Segunda Guerra Mundial e já com o modo multiplayer revolucionado pelo título anterior, COD 4: Modern Warfare. O game foi pilar para construir a narrativa de Black Ops (2010) e por introduzir o famoso modo Zombies, que se tornaria um ícone na cultura pop.
Dentro da campanha de Black Ops 6 é explicado em diversas linhas de diálogos acontecimentos da saga Black Ops, mas para aqueles que gostariam de aprofundar-se antes de imergir no novo título, a linha temporal é estabelecida por: World at War (2008), Black Ops (2010), Black Ops Cold War (2020), Declassified (2012) para PS Vita, Black Ops 2 (2012) nas partes de flashbacks e Black Ops 6.
Observação: todas as imagens foram capturas em game e todos os direitos são da Activision.
Crítica
A cosmologia por trás das histórias contadas em Black Ops sempre é distinta das que vemos em Modern Warfare e outros temas de guerra. Já que a mesma sempre leva ao seu enredo, missões secretas e debaixo dos panos, feitas pelo governo. Ambientado nos anos 90, o sexto game mostra um grupo da CIA integrado por Marshall, Harrow, Woods e comandado Daniel Livingstone.
O diretor os reúne para discutir problemas ultrassecretos, já que o grupo estava tentando impedir que uma ex equipe de força operacional da CIA, conhecida como “Panteão” traiu a entidade se rebelando e vendendo a sua arma biológica para os soviéticos e ao extremista Saddam Hussein no Iraque, conhecida por “Berço”. E dando a entender que o agente Russel Adler está por trás de todos os golpes contra o serviço de inteligência dos Estados Unidos.
Com isso, o grupo principal é afastado dos seus cargos até que as investigações sejam realizadas pela CIA. Entretanto, nossos heróis, não satisfeitos com a decisão, além da possível falsa incriminação de Adler, se unem sigilosamente em um antigo paradeiro soviético chamado de “Torre” para resolver os mistérios em torno dos traidores e impedir que a arma seja usada futuramente pelo mundo.
Em Black Ops 6, vemos que a liberdade criativa, ao lado de um tempo maior de desenvolvimento da Treyarch para construir o jogo, foi um grande acerto da Activision. Logo, o modo campanha que jogamos é sem dúvidas um dos melhores dos últimos anos.
A história faz com que o jogador se engaje com a linearidade narrativa imposta, se relacione com os personagens e as suas motivações, sendo bem construídas em torno da obra. Além disso, a variedade de missões e jogabilidade colocam o projeto como o mais ambicioso no universo de Call of Duty.
No Cold War, há pequenos indícios de que a empresa estava caminhando para esse lado, que saísse da mesmice desta que é uma franquia focada nas batalhas de guerra. A diversidade dos capítulos insere temáticas mais imersivas e diversas variações de gameplay dentro desse gênero. Dentre elas podemos destacar:
A Torre
Nesse “quartel-general” acompanhamos interações mais profundas entre os personagens principais e tomadas de decisões em diálogos. Ainda no local, temos a adição de mais membros ao time, como a carismática Sevati Dumas e Felix Neumann. Case, o soldado que controlamos durante a maioria do percurso da história, usa a casa para essas reuniões, iniciar missões e aprimorar habilidades como um RPG. E também resolver mistérios complexos que estão no ambiente.
O Resgate
Dentro desse episódio, a campanha nos coloca como se fossemos um agente de espionagem num comício do governador Bill Clinton na estação do Capitólio em Washington D.C., sendo uma das partes mais icônicas dentro do BO6. O sistema de furtividade é uma das mais utilizadas nesse game se comparada a outros títulos, mas não impede o jogador de manter essa tonalidade.
Temporada de Caça
Ajudamos a SAS no Iraque em troca de acesso a informações para invadir o palácio de Saddam. Nesta missão específica, o jogador se vê em um mundo aberto como estivesse na Guerra do Golfo. Nela podemos controlar carros, séries de pontuação e se lembra de games como: Metal Gear Solid, Tom Clancy's Ghost Recon e o próprio DMZ introduzido no MWII em 2022.
Pleno Devaneio
Essa é a parte mais ousada de toda a história das narrativas de COD e polêmica ao mesmo tempo. Já que jogadores conservadores podem não gostar e achar sem propósito, mas é definitivamente a melhor missão de todo o jogo, principalmente aos fãs de Black Ops. Por outro lado, nos revela partes importantes para a composição do enredo. Outro gênero é explorado, mas não irei revelar já que o intuito principal é sua imersão no game.
Ansiedade da Separação
Se o jogador que não gosta de inovação saindo da mesmice, chegou até aqui e não largou o jogo, vai desfrutar de mais uma panóplia usada pela Treyarch para deixar sua campanha única como nunca vista.
Mesmo quando temos esse lado criativo insano que a desenvolvedora se propôs a realizar, o saldo é muito positivo para sair da monotonia da franquia. Porém, a narrativa tem seus defeitos muito pelo método das “temporadas” que ditam o prosseguimento do título durante toda sua vida útil.
Em princípio, não tendo uma conclusão bem mais selada como de Cold War, na qual podemos ter um paralelo maior já que seguiu os mesmos moldes de fechamento e abriu as possibilidades para novidades durante seus conteúdos adicionais que contam mais sobre a história do game.
Conclusão
Em suma, o modo campanha de Call of Duty: Black Ops 6 mantém a essência estabelecida da franquia, expande a cronologia da saga e ainda estabelece novos parâmetros de diversificação na jogabilidade que provavelmente influenciarão a fórmula para a criação de novas maneiras de explorar os games. Por isso, se torna uma das melhores campanhas nos últimos anos. Todavia, ainda acaba ficando limitado em sua resolução devido a conteúdos futuros que continuam por vir.
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