top of page
Alexandre Agassi

Jedicon SP 23 | Entrevista com Vebis Júnior, do Conselho Jedi São Paulo


Durante a Jedicon SP 23, nós conversamos Vebis Júnior, professor, pesquisador e produtor de cinema, além de também podcaster, cofundador da Sociedade Jedi, criado em 2015 e um dos maiores portais de conteúdo de Star Wars do país, e também membro do Conselho Jedi São Paulo (CJSP) desde 2000, fã clube que organiza os eventos da Jedicon. Confira na íntegra o nosso bate-papo:


Quando você entrou pro Conselho Jedi?


Vebis Júnior: Antigamente, o CJSP fazia umas reuniões em um centro cultural que se chama Amácio Mazzaropi, na Mooca. Isso em 1999, 2000, 2001... Eu conheci o povo em 2000, fui na Jedicon sem conhecer eles em 1999. Foi a primeira Jedicon e a minha primeira também. E eu me considero uma cria do CJ porque na verdade, toda a minha vida dentro de criar conteúdo de Star Wars e aí criar a Sociedade Jedi em 2015, quando a gente descobriu que ia ter de novo as produções sendo feitas pela Disney, a gente abraçou essa realidade e meio que juntou as forças. Não tem como juntar as forças com o CJ, porque assim se você analisar, sempre que tem um fantasiado aqui, eles estão usando a bandeira de algum fã clube. Eles costumam animar o local vestidos. Os páginas conteudistas se organizam pra trazer o conteúdo, o debate e o CJ é o que junta essa galera. A Jedicon é um evento anual que junta todo mundo. Então essa é a grande vantagem de uma Jedicon organizada pelo CJ.


Quando você começou a fazer parte da organização do evento?


VJ: Olha, eu sempre era sondado, mas sempre tava comandando um fã clube, como a 501, muito ocupado... Cara, desde 1999, eu fui entrar no ano passado, em 2022 foi o meu primeiro ano fazendo parte da organização do CJ e espero que daqui pra frente nunca mais saia porque foi a casa que me fez chegar onde eu cheguei e eu não sei porque demorei tanto pra chegar aqui.


Será que essa pode ter sido a Jedicon recorde de público?


VJ: As outras Jedicons teve uma média de público em torno de 2 mil pessoas. Eu acho que esse ano, devido a estar rolando uma Jedicon na época que está rolando uma série que aquece os fãs, pode ser que tenha um pouco a mais. E a gente teve a sorte da edição da Jedicon desse ano acontecer no exato momento do episódio que mais reascendeu a paixão, fazendo até os haters da era Disney recuarem com o episódio dessa semana da Ahsoka e do Anakin.


O que é Star Wars pra você?


VJ: Star Wars pra mim é uma das fábulas mais incríveis onde um jovem camponês libertou a galáxia de uma ditadura intergaláctica. Não digo nem mundial, porque mundial é um planeta. Mas um camponês livrar a galáxia livrar a galáxia de uma ditadura é a linha de história, de fábula que me convence a me manter sempre dentro desse culto à saga de Star Wars.

Comments


 POSTS RECENTES 
bottom of page